20 de jun. de 2014

Introduzindo: Correr ou morrer



Olá gente, tudo bem? Vim para falar um pouco sobre o livro Correr ou morrer’ (volume 1 da série Maze Runner) do escritor James Dashner, mas antes de tudo, vou por uma breve apresentação do escritor:
James Dashner nasceu na Georgia nos Estados Unidos e mora atualmente em Utah também é autor da serie The 13th Reality. Ainda não acredita que ganha por fazer o que mais gosta: escrever. 
O livro foi recomendado a mim por um amigo que provavelmente não vai mais me emprestar outro livro porque eu demorei bastante tempo com este  já sabia da minha afeição por romances de suspense e histórias de fuga. Eu tinha gostado do título mas, quando comecei a leitura, me senti incomodada com as gírias usadas pelos personagens. E não era qualquer gíria, eles possuíam suas gírias próprias como "mértila, trolho e plong". De início isso me pareceu meio idiota, mas logo depois fiquei surpresa ao notar que o autor usou palavras  estranhas para passar ao leitor a sensação do que Thomas (principal) estava sentindo quando acabara de chegar à Clareira. Thomas -como já havia dito- é o protagonista, e a história se inicia com a sua chegada e vai se desenrolando ao passo que ele descobre os mistérios sobre o local e sobre si mesmo.

A  Clareira é um lugar cercado por imensos muros cobertos de heras (os muros possuem 4 saídas para um labirinto) onde meninos entre 12 à 16 anos são enviados (por meio de uma caixa metálica) com quase todas suas memórias apagadas. É como eles tivessem sido abduzidos e fizessem parte de um experimento sendo observados a todo tempo através dos besouros mecânicos. Os clareanos se organizam numa sociedade com encarregados (líderes) e tarefas bem definidas. Alguns cuidam do plantio, outros dos gados, outros da limpeza... e outros correm! Isso mesmo, correm. 

Uma das tarefas é a de corredor, e além de correr eles são responsáveis por desvendar o labirinto que circula a Clareira. Como vocês podem perceber, ser corredor é algo bem importante, ou seja, não é para qualquer um, principalmente pelo fato de ser algo perigoso. Além do labirinto, há os monstros que aparecem no fim da tarde, eles são chamados de Verdugos -até agora não consegui imaginar qual a aparência deles-. Mas como todo protagonista é especial, o Thomas "dá um jeito" de virar um corredor. E a história dele -antes do labirinto- é mais misteriosa que a dos outros meninos.
Também aparece uma garota -chamada Teresa- no livro que já chega polemizando (a única garota) mesmo que em coma nos primeiros dias. Mas não vou falar mais sobre ela pra evitar spoilers porque Teresa é cheia de revelações. Depois da chegada da menina tudo muda (pra pior) e é quando a história fica mais envolvente ainda.

Bom, como todos os personagens vivem numa busca incessável por explicações e tudo parece um enorme quebra-cabeça, o livro pode ser qualquer coisa menos monótono. O autor não enrola muito para dar uma informação, até porque são muitos detalhes, então a todo instante acontece algo novo.

Além da história em si, outra coisa que eu gostei muito foi a estética do livro, com mais ou menos 7 páginas em cada capítulo, isso facilitou bastante a minha vida. Geralmente, eu me perco quando volto à leitura, porque tenho dificuldades pra memorizar os parágrafos.


Frase favorita do livro: Mire mais alto, acerte embaixo.


 Sinopse - Correr ou Morrer - Maze Runner - Livro 1 - James Dashner
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.
E.. como todo best seller que se preze, o livro vai ganhar um filme que estreia em setembro desse ano. Aqui vai o trailer:



Espero que tenham gostado. Em breve faremos mais resenhas e aceitamos sugestões de livros!
Deixe seu comentário se você gostou do post (ou se já leu o livro/recomenda algum) e faça uma criança feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...