22 de abr. de 2014

Sobre os livros que ganhei na gincana

            Ainda sobre a gincana ‘Meu Amigo José Lins do Rêgo’... Após 5 meses de espera , o meu grupo recebeu a premiação de terceiro lugar. Ao todo foram 14 livros (todos da editora José Olímpio) para cada participante. Eis aqui as minhas belezuras:


Fiquei um pouco surpresa com a quantidade, pois só estava contando com os 3 primeiros livros que foram de “minha escolha” – na verdade os 3 que escolhi estavam em falta, então a bibliotecária fez  a substituição-. Os demais títulos, não menos maravilhosos, são do autor José Lins.

Até aqui parece que ficou tudo bem. Mas para manter a minha fama de mal, vou revelar algumas contradições ao regulamento...

"8. Na segunda etapa, as equipes responderão a perguntas elaboradas pela curadoria e entre si. Neste ultimo caso, será necessário indicar a respeito de qual das obras estudas se refere ou se da vida pessoal do escritor. Durante a Fliporto, cada dia do certame terá a duração de 01 (uma) hora;"

Eu me esqueci de colocar no post anterior que essa etapa do regulamento não foi cumprida. Quero deixar claro a vocês que as perguntas entre equipes não aconteceram, e  o meu colégio não recebeu nenhum aviso sobre mudanças no regulamento. Eu até cheguei a perguntar ao coordenador qual foi o motivo, mas ele disse que “não haveria tempo pra isso”. Brincadeira, né? Próximo!

"10. Como premiação, as escolas que alcançarem o 1º, 2º e 3º lugares receberão, respectivamente, 120, 100 e 80 exemplares de títulos diversos das editoras apoiadoras. Por sua vez, as escolas que lograrem as 4a e 5a colocações serão premiadas cada uma com 50 exemplares;"

Nós definitivamente NÃO recebemos os 80 livros.

"11. Como incentivo aos professores orientadores de cada escola, cada um destes receberá valescompra a serem trocados por livros das editoras apoiadoras em seus estandes a serem instalados na feira de livros da Fliporto 2013, no período do evento (14 a 17/11/2013)."

A professora e a bibliotecária abriram mão do bônus para dividi-lo entre as pessoas do meu grupo, o que resultou em torno de 3 livros (para cada uma dos cinco alunos). Isso porque não recebemos uma resposta concreta de como e quando receberíamos os títulos. E vale ressaltar a persistência de Carol -a bibliotecária- que esteve buscando nossos direitos ao longo desses 5 meses.

No início eu havia estranhado a minha escola ter sido a única particular a participar desse concurso, a única a se INTERESSAR por esse programa cultural. A oportunidade de aprendizado me pareceu irrecusável, então aceitei participar na mesma hora em que fui convidada. Mas agora eu penso se as demais escolas particulares já não previam que coisas assim aconteceriam. Eu, ingênua, acreditei no que dizia o regulamento.

"1. O objetivo desta gincana é promover o conhecimento e a difusão da vida e da obra do escritor José Lins do Rego, homenageado da Fliporto 2013, sob a curadoria da Fliporto Nova Geração. Poderão participar estudantes das escolas das redes pública e privada da cidade de Olinda."

 Como nos sentir motivados a participar de atividades onde não somos levados a sério? Onde ‘exercício cultural’ significa saber o nome dos cachorros dos autores?  Só é oportunidade quando há compromisso de ambas as partes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...