29 de jul. de 2014

Wishlist Literária: Para o segundo semestre

Nesse segundo semestre corrido é pouco para defini-lo, mas como sempre fazemos planos e metas. Pretendo ler um livro por mês no caminho da faculdade, mas só Deus sabe se irei conseguir. : p
Quem é voce Alaska - "Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez."
Esse livro já estava na minha lista a um tempão, depois de ler ACEDE e o Teorema de K, decidi por dar uma pausa no tio João Verde, ou seja, se eu adquirir esse livro mesmo que recente eu vou dar uma pausa pra me recuperar e respirar outros ares.

Azul é a cor mais quenteO livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. A novela gráfica foi lançada na França em 2010, já tem diversas versões, incluindo para o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e ganhou, em 2011, o Prêmio de Público do Festival Internacional de Angoulême. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, AZUL é a COR MAIS QUENTE surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.
Eu vi o filme, e fiquei curiosa por dois motivos, um por descobrir que o livro é originado de um "book"e dois mais especificamente um HQ - Eu já falei aqui, que não tenho boas experiências com HQ, porém, contudo, todavia, o filme me conquistou de um jeito que eu fiquei completamente apaixonada pela historia, pela simplicidade, pelos atores, enfim por tudo! Adquirindo o HQ eu conto pra vocês o que eu achei dos dois e comparo.


Eleanor e  Park - Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os 
personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Bem vamos lá, um livro que tem repercutido bastante por ai, sem duvidas o E. and P., uns amam outros odeiam, alguns acha o livro contradizente, já por minha vez acho que devemos tirar nossas próprias conclusões. Louca para ler!












Passarinho - "O avô de Joia parou de falar no dia em que matou o irmão dela. O menino se chamava John, e achava que podia voar. Subia e saltava do alto de qualquer coisa, e por isso ganhou do avô o apelido de Passarinho. Joia não teve a chance de conhecê-lo, pois Passarinho se jogou do penhasco bem no dia em que ela nasceu. Ainda assim, por muito tempo ela viveu à sombra de suas asas. Agora, aos doze anos, Joia mora em uma casa tomada por silêncio e segredos. Os pais da menina culpam o avô pela tragédia do passado, atribuem a ele a má sorte da família. Joia tem certeza de que nunca será tão amada quanto o irmão, até que ela conhece um garoto misterioso no alto de uma árvore. Um garoto que também se chama John. O avô está convencido de que esse novo amigo é um “duppy” — um espírito maldoso —, mas Joia sabe que isso não é verdade. E talvez em John esteja a chave para quebrar a maldição que recaiu sobre sua família desde que Passarinho morreu."
Quando eu li a premissa deste livro, com certeza me lembrei de um que eu li a muito tempo, chamado "A menina Ícaro"; Mas que isso eu não posso dizer, mas que já leu o livro citado pode ter uma ideia do que pode ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...